Afta infantil: o que é, o que causa e qual o tratamento?

0 Flares Facebook 0 Email -- 0 Flares ×

Todos já sofremos com as famosas Aftas e sabemos o quão desconfortáveis e inconvenientes estas podem ser. Assim como em adultos, as úlceras aftosas podem ocorrer em crianças e causar grande incômodo, dificultando a alimentação e outras atividades cotidianas. Possuem uma duração aproximada de 7 dias e podem ser causadas por trauma na mucosa, baixa imunidade, infecções bacterianas, deficiência de ferro ou vitamina B-12, entre outros.

Além das ulcerações aftosas, existem lesões causadas por vírus que podem ser observadas na cavidade oral de crianças. Você já deve ter ouvido falar na famosa “Estomatite” (Gengivoestomatite Herpética Aguda). Esta enfermidade ocorre quando a pessoa entra em contato com o vírus da Herpes pela primeira vez, o que geralmente acontece durante a primeira infância. Além de causar úlceras muito dolorosas por toda a cavidade oral e garganta, esta infecção também pode provocar febre, mal-estar e dores articulares e durar de 7 a 14 dias.

Outra enfermidade causada por vírus que pode ser observada na cavidade oral de crianças é a Doença das “mãos, pés e boca”. Como o nome sugere, as lesões estão presentes nas mãos, pés e boca e, algumas vezes, nas nádegas e região genital. Estas lesões se iniciam como bolhas e podem se tornar úlceras muito dolorosas que, assim como nas outras duas enfermidades citadas anteriormente, podem causar grande impacto no dia-a-dia da criança. Além das lesões, a doença pode causar febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões.

O tratamento para qualquer uma das enfermidades citadas é voltado para a sintomatologia, ou seja, para dar maior conforto ao paciente até que a doença regrida espontaneamente. Algumas das opções são a laserterapia e o uso de analgésicos e pomadas, sempre com a indicação de um cirurgião-dentista.

Para saber qual é a melhor opção de tratamento para seu filho, entre em contato conosco e marque uma consulta.

0 Flares Facebook 0 Email -- 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *