Cárie infantil: como evitar?

0 Flares Facebook 0 Email -- 0 Flares ×

Você sabia que crianças que apresentam lesões de cárie e precisam de tratamento? Muitas pessoas pensam que porque o dente de leite vai cair, não é necessário cuidar da cárie infantil. Mas isso não é verdade. A cárie no dente de leite precisa de tratamento, pois pode causar muitos problemas futuros para o bebê ou a criança e é mais comum do que você pensa. Vamos aprender mais sobre isso?

Os riscos da cárie infantil

Os dentes de leite, mesmo não sendo permanentes, podem apresentar complicações por causa da cárie infantil. Quando não há tratamento da cárie, a infecção bacteriana pode agravar o quadro, causando
muitos problemas, como:

  • Dentes que já nascem imperfeitos, tortos ou com manchas
  • Dores intensas
  • Hospitalização
  • Desenvolvimento físico abaixo do normal
  • Diminuição da qualidade de vida
  • Interferência na nutrição, já que a criança não sente vontade de mastigar
  • Tratamentos dentários de alto custo
  • Perda dentária

Mas um dos principais motivos para tratar a cárie infantil é a relação entre os dentes de leite e os permanentes. Uma criança com cárie nos primeiros dentes provavelmente também terá a doença na dentição permanente, pois há uma relação muito forte com hábitos de higiene e de dieta inadequados, que se não forem mudados, terão o mesmo potencial para ocasionar cárie na próxima dentição.

Assim, na vida adulta, aquela pessoa pode ter que passar por vários tratamentos longos, caros e complicados por conta de uma doença que se iniciou e que poderia ter sido tratada e prevenida ainda em idade precoce.

Como evitar a cárie infantil

O primeiro estágio da cárie infantil se caracteriza pelo aparecimento de manchas brancas nos dentes, geralmente nas áreas mais próximas à gengiva ou em cima dos dentes de trás. Ela se desenvolve e gera cavidades, que se não for tratada pode alcançar o nervo do dente e muitas vezes leva a perda dentária, além dos problemas relacionados acima.

Mas como é possível evitar?

Existem algumas atitudes que você pode tomar para evitar que a cárie infantil apareça:

  • Evitar líquidos açucarados ou ácidos
  • Praticar boa higiene bucal desde o nascimento do primeiro dente
  • A visita a um profissional especializado pode ajudar a prevenir ou tratar precocemente algum problema.

Tratamento para cárie infantil

O tratamento vai depender da gravidade da situação. Pode ser necessário a restauração do dente, tratamento de canal ou mesmo a extração.

Nesse último caso, pode ser sugerido o uso de aparelhos mantenedores de espaço, que realizam a função de ocupar espaço para os dentes permanentes.

Trate a cárie infantil

Cuide da saúde bucal do seu bebê. Isso faz toda a diferença para a qualidade de vida dele e seu sorriso. Além disso, confie na opinião do profissional. Siga as recomendações e faça visitas regulares.

0 Flares Facebook 0 Email -- 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *