Por que levar seu filho ao odontopediatra?

0 Flares Facebook 0 Email -- 0 Flares ×

Você já levou seu filho ao odontopediatra? Fazer a primeira consulta e seguir com check ups rotineiros pode proteger a criança de muitas doenças e no final até custar menos do que esperar a adolescência.

No post de hoje, você vai saber por que isso é importante, o que pode ser evitado e quando é a melhor idade para fazer a primeira consulta. Vamos lá

Quando levar a criança ao odontopediatra?

A Associação Brasileira de Odontopediatria recomenda que a primeira avaliação de uma criança seja até o sexto mês de vida. Isso mesmo: antes de nascerem os dentes de leite. O odontopediatra pode analisar os tecidos moles, como língua e gengiva, buscando por malformações ou doenças.

Se a primeira ida não acontecer nessa fase, não deixe de consultar logo que seu filho ou filha fizer seis meses. É nessa idade que os decíduos, ou dentes de leite, começam a nascer. Depois, o ideal é seguir uma frequência entre três meses e um ano.

Um profissional qualificado para examinar os dentes nessa idade pode identificar características importantes do desenvolvimento da musculatura da face, mastigação e fala.

Ele também pode orientar pais e mães quanto aos melhores procedimentos para cuidar da saúde bucal da criança dali em diante. Ele saberá dizer quantas vezes por dia deve escovar, com qual tipo de escova e pasta, com que frequência utilizar o fio dental, etc.

Mesmo assim, um estudo publicado no Journal Pediatrics analisou 2.500 crianças e constatou que menos de 1% delas consultou o dentista pela primeira vez antes de completar um ano.

Benefícios da odontopediatria

Esses dados traduzem o senso comum: de que só é preciso cuidar da saúde bucal quando começamos a ingerir alimentos sólidos ou quando atingimos a pré-adolescência.

Entretanto, vários problemas podem ser evitados com tratamentos mais suaves e até mais baratos se forem detectados precocemente. Veja alguns benefícios de consultar o odontopediatra nessa fase:

Desenvolvimento de bons hábitos

Este é um dos melhores benefícios. A saúde bucal de qualquer um depende de bons hábitos de limpeza e alimentação. Se você se acostuma com eles logo no início, não sofre para mudar mais tarde.

Por isso, o que vemos são adultos que não têm o hábito de cuidar da saúde bucal e precisam trabalhar muito para se adaptar.

Além disso, quanto mais a criança visita o dentista, mais acostumada a isso ela fica. Assim, não há aquele medo tão comum entre elas. Torna-se algo comum, que faz parte da vida dela.

Manter a saúde bucal

Como consequência dos bons hábitos, a saúde bucal da criança ganha muito, tanto na prevenção da doença quanto dos próprios sintomas.

Como adultos, nós nos acostumamos erradamente a visitar o dentista apenas quando há algo errado, como dor ou sangramento.

Fazendo a consulta de prevenção no odontopediatra, ele pode detectar os problemas antes que eles causem desconforto. Assim, evita-se grandes problemas, com tratamentos extensos e doloridos.

Ensina responsabilidade para a criança

Outro benefício é ensinar responsabilidade com a própria saúde. Se seu filho ou filha come muitos doces, pode ter que passar pelo tratamento de uma cárie, por exemplo. Assim, ele aprende que as ações têm suas consequências.

Ou mesmo o contrário: se a escovação nunca falha, receberá elogios e quem sabe até um presentinho do odontopediatra.

Dicas antes de ir:

  • Não leve sua criança ao mesmo dentista que você. Procure um profissional próprio da odontopediatria
  • Prepare uma lista com todas as condições especiais da criança, bem como remédios que ele ou ela pode estar tomando
  • Avise o odontopediatra caso a criança tenha hábitos como chupar o dedo, chupeta, mamadeira, entre outros
  • Quando a criança for mais velha, explique como funciona o dentista e procure ensinar a escovar os dentes o quanto antes

Não deixe de levar seu filho ao odontopediatra

Viu só quantas vantagens existem na consulta precoce com o odontopediatra? Cuide bem da saúde bucal do seu filho, para que problemas possam ser resolvidos mais facilmente.

Se tiver alguma dúvida, não deixe de entrar em contato conosco!

0 Flares Facebook 0 Email -- 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *