Proteção para a saúde bucal no verão

0 Flares Facebook 0 Email -- 0 Flares ×

O verão entrou em cena, e muitos de nós estamos aproveitando a estação mais quente do ano para fazer viagens, atividades ao ar livre, e curtir muitos momentos de lazer. É que geralmente esse é o período de férias, quase sinônimo de festas, refeições fora da hora e bastante diversão. Então, não existe nada pior do que ver a felicidade sendo estragada por um problema bucal. 

Dicas para aproveitar o verão com saúde bucal

Para evitar imprevistos, aqui vão algumas dicas de proteção para a saúde bucal no verão:

1 – Faça um check-up antes de viajar

Se você deseja fazer alguma viagem agora neste período, antes de qualquer coisa, agende uma visita ao dentista. É que prevenir ainda é o melhor remédio… O profissional poderá avaliar as condições da sua saúde bucal, tratar eventuais problemas e eliminar qualquer incômodo que poderia surgir durante o seu período em uma cidade diferente da sua.

2 – Não esqueça da escovação

Ainda falando em viagens, não esqueça de colocar na mala o seu kit de higiene bucal, incluindo escova, creme, fio dental e enxaguante bucal. Aliás, essa época de verão é perfeita para se presentear com um novo par de escovas!

E não negligencie a higiene bucal. Tente escovar os dentes após todas as refeições, mesmo as feitas fora de horário, ou longe de casa. Faça também o uso de fio dental e enxaguante bucal quando necessário.

3 – Beba bastante água

Beber água é essencial para todo o organismo, mas nessa época do ano, é essencial para a saúde bucal também. A água ajuda a enxaguar a boca, removendo restos de alimentos que poderiam ter ficado presos entre uma escovação e outra.

A água também regulariza o pH bucal, mantendo a boca saudável.

4 – Cuidado com o consumo de açúcares

Embora a estação mais quente do ano seja propícia para a ingestão de sorvetes, picolés, e outras doçuras, é importante controlar o consumo desses alimentos. É que, especialmente quando você não presta a atenção na higiene bucal, esses alimentos podem ficar sobre a superfície do dente, causando erosão e a propagação de bactérias que causam a cárie.

5 – Proteja seus lábios

Há quem se preocupe muito com a pele, e por isso, use filtro solar durante a essa época do ano. A atitude é louvável, mas é importante também lembrar da proteção labial, já que a pele da nossa boca é mais sensível e fina, e por isso, bastante vulnerável a ação dos raios solares.

6 – Consuma álcool com responsabilidade

Você já conhece os muitos malefícios do consumo de bebidas alcoólicas. Quando falamos especificamente da boca, o exagero do álcool pode prejudicar a saúde dos dentes, deixando os dentes mais sensíveis. Além disso, o álcool também tem poder cancerígeno.

7 – Cuidado com os esportes do verão

Muitas pessoas passam a praticar mais esportes físicos durante a estação mais quente do ano, e acabam esquecendo da proteção bucal. Acontece que dependendo do esporte, os choques são bastante comuns, e podem provocar quebras ou mesmo quedas dos dentes. É claro que acidentes acontecem, mas se você prevenir por meio de protetores bucais, pode ter mais chance de evitar situações ruins.

Essa dica é a mesma para com a correria das crianças. Supervisione a brincadeira da molecada para evitar traumas e choques na região da boca. Os dentinhos delas agradecem.

8 –  Não tenha receio de entrar em contato com o seu dentista

Se apesar de seguir nossas dicas, você percebe alguma irregularidade em  sua saúde bucal, entre em contato imediatamente com o seu dentista de confiança. Ele poderá dar a melhor orientação de acordo com o seu caso.

Esperamos que nossas dicas ajudem você a manter a saúde bucal nesse período tão gostoso que é o verão, e que você consiga aproveitar a estação sem medo de sorrir!

O que achou das dicas? Tem alguma outra para compartilhar? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário, vamos ficar felizes em responder!

0 Flares Facebook 0 Email -- 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *