Saiba tudo sobre cárie precoce da infância

0 Flares Facebook 0 Email -- 0 Flares ×

Você se preocupa com a saúde dos dentes de leite do seu filho? Por mais que sejam temporários, eles devem passar por cuidados para evitar problemas. Entre eles, a cárie precoce da infância, que já foi conhecida também como cárie de mamadeira.

Neste post, você vai saber o que é essa condição, como ela aparece e como você pode evitá-la.

O que é a cárie precoce da infância

A cárie precoce da infância é um tipo de cárie mais severo, pois se desenvolve rapidamente, e aparece principalmente nos dentes da frente de bebês e crianças em idade bem precoce. Ela geralmente ocorre por conta da presença de açúcares presentes nos líquidos que os responsáveis normalmente colocam na mamadeira para alimentar a criança, principalmente durante o sono.

Esta cárie é agressiva e começa com manchas esbranquiçadas, avançando rapidamente para cavidades e podendo causar a fratura dos dentes de leite por estarem cada vez mais enfraquecidos. Tudo isso pode acontecer antes ou por volta de um ano de vida, e embora ainda se pense que os dentes de leite são temporários e não haveria problema em perdê-los, ao contrário, muitos serão os prejuízos por conta deste acontecimento ser tão precoce.

As crianças precisam dos dentes de leite para mastigar, falar, sorrir e garantir o espaço adequado para a vinda da próxima dentição, pois com a perda precoce os dentes vizinhos poderão migrar para o espaço e dificultar a vinda do dente permanente. Ainda, é possível que outros problemas ocorram na dentição de leite, como dores e outras infecções.

Como a cárie precoce da infância pode surgir

Muitos fatores podem causar a cárie precoce da infância. Um dos principais é a presença de líquidos açucarados na alimentação da criança.

O hábito de alimentar o bebê durante a madrugada, por exemplo, apresenta alto risco, isso acontece porque enquanto dormimos nosso fluxo de saliva diminui. Com ele, nossa proteção também fica mais rara, abrindo espaço para bactérias. Além disso, o movimento dos lábios, línguas e bochechas, que ajudam na autolimpeza dos dentes, durante o sono praticamente não ocorrerá.

Quanto mais tempo este hábito inadequado ocorrer, maior a chance de desenvolver a cárie desta forma agressiva.

A boa notícia é que a cárie precoce da infância pode ser prevenida com bons hábitos de higiene bucal e alimentação.

Como prevenir a cárie precoce da infância

Existem várias atitudes que você pode tomar para evitar que a cárie precoce da infância apareça e prejudique os dentes do seu filho ou da sua filha.

Vamos a alguns deles:

  1. Quando os dentes aparecerem, escove-os gentilmente com uma escova de dentes tamanho infantil e pasta de dente fluoretada
  2. Coloque apenas fórmula e leite na mamadeira. Evite colocar líquidos doces, como sucos ou água com açúcar, ou adicionar farinhas ao leite (elas contém açúcar)
  3. Garanta que a criança termine a mamadeira da noite antes de dormir e faça a higiene bucal
  4. Não deixe que a criança durma com a mamadeira na boca
  5. Não mergulhe chupetas no açúcar ou mel
  6. Assim que possível, encoraje a criança a beber do copo (de preferência antes do primeiro aniversário)
  7. Pratique bons hábitos alimentares
  8. Comece a utilizar o fio dental assim que o houverem contato entre os dentes vizinhos
  9. Programe consultas regulares ao odontopediatra. A primeira deve acontecer em torno dos seis meses, de preferência ainda no primeiro ano de vida, mesmo se não tiver aparecido dentes
  10. Faça o possível para evitar o açúcar em todas as idades
  11. Se seu filho ou sua filha já acostumou a tomar a mamadeira com aditivos açucarados, não se
    dê por vencido. Nunca é tarde para quebrar hábitos ruins e mudá-los pode fazer toda a diferença na vida adulta.

Uma dica para virar o jogo é gradualmente eliminar os líquidos açucarados, substituindo-os por água, durante 2 ou 3 semanas. Assim que o período acabar, encha apenas com água.

Viu só? É possível proteger sua criança da cárie precoce da infância. Não deixe de fazer sempre consultas com dentistas especializados em cuidar de crianças.

Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco!

 

 

0 Flares Facebook 0 Email -- 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *