Sorriso Gengival: é possível tratar?

0 Flares Facebook 0 Email -- 0 Flares ×

Procurar ajuda quando você não está satisfeito com o seu sorriso é perfeitamente normal. Na maioria das vezes, o problema pode ser corrigido para que você continue a vida se sentindo mais confortável. O problema do sorriso gengival é um deles.

Neste post, vamos falar sobre o que é o sorriso gengival e como é possível tratá-lo. Você se incomoda com isso? Então continue lendo!

O que é sorriso gengival?

O sorriso gengival é uma alteração estética caracterizada pela exibição excessiva da gengiva durante o movimento do lábio superior para o sorriso (Kahn e Dias, 2017). Sempre que temos mais de 3 milímetros de exposição gengival ao sorrir, temos um sorriso gengival. Este está presente em aproximadamente 14% das mulheres e 10,5% dos homens.

É importante salientar que nem todo o sorriso que expõe gengiva é considerado um sorriso feio. A beleza de um sorriso é composta pela harmonia entre os dentes, os lábios e a gengiva.

O sorriso gengival é considerado um problema estético e não causa nenhum problema funcional grave. Porém como efeito adverso ele pode diminuir a autoestima pessoal.

As causas do sorriso gengival são muitas e podem estar sozinhas ou associadas, por isso para definir um tratamento ideal é fundamental um correto diagnóstico.

Os fatores etiológicos de um sorriso gengival são:

Crescimento vertical da maxila em excesso;

Erupção passiva alterada (gengiva cobre parte do dente que deveria estar exposta);

Extrusão de dente e osso na região anterior;

Lábio superior curto;

Hiperatividade do lábio superior;

Tratamentos para o sorriso gengival

Dependendo da etiologia do sorriso gengival, este pode ser tratado por diferentes especialistas como: periodontista, ortodontista, cirurgião bucomaxilofacial, dermatologista ou cirurgião plástico, isoladamente ou em conjunto.

Se você tem sorriso gengival, consulte o seu dentista de confiança e pergunte sobre as opções de tratamento disponíveis.

Quando você consultar o especialista indicado, ele pode sugerir um dos tratamentos a seguir:

Gengivectomia (remoção de excesso de gengiva que cobre parte do dente)

Microcirurgia Plástica Periodontal para aumento de coroa clínica ( além de remover o excesso de gengiva, também se remove uma quantidade mínima de osso necessária para que não haja recidiva do caso)

Reposição labial cirúrgica

Ortodontia (aparelho dentário)

Cirurgia Ortognática (para reposicionar o osso)

Aplicação de Toxina Botulílica (solução temporária ou coadjuvante a outros tratamentos)

Sempre que a correção do sorriso gengival for realizada com a remoção de gengiva sobre os dentes, o profissional ideal para fazer o tratamento é o periodontista, pois a periodontia é a especialidade que atua em todas as estruturas que protegem, sustentam e envolvem os dentes (gengiva, osso e ligamento).

Entre os benefícios do tratamento, podemos listar, além do sorriso mais bonito, uma maior confiança na hora de sorrir e falar, além da melhora na autoestima.

Quem faz o que:

Gengivectomia – Periodontista

Microcirurgia Plástica Periodontal para aumento de coroa clínica – Periodontista

Reposição labial cirúrgica – Periodontista / Bucomaxilofacial

Ortodontia – Ortodontista

Cirurgia Ortognática – Bucomaxilofacial

Aplicação de Toxina Botulílica – médico ou dentista capacitado

Conclusões

Vimos no post de hoje que o sorriso gengival acontece quando as pessoas percebem muita exposição da gengiva na hora de sorrir.

Existem várias causas para isso, que podem ser determinadas pelo dentista. Com a definição da causa, o profissional indica a melhor forma de tratamento, que pode ser feito de diversas formas.

Assim, se você se sente incomodado com seu sorriso, não deixe de procurar um dentista. A solução pode ser mais fácil do que pensava!

Tem dúvidas? Não deixe de entrar em contato conosco.

0 Flares Facebook 0 Email -- 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *