Quando surge o primeiro dente do bebê?

0 Flares Facebook 0 Email -- 0 Flares ×

Você já se perguntou quando surge o primeiro dente do bebê? Essa é uma das dúvidas mais comuns entre novos pais, afinal, além de ser um marco na vida do filho, é um momento de mudanças no corpinho do pequeno que exigem atenção, cuidado, e sobretudo carinho.

Mas, como quase toda mudança, o nascimento do primeiro dente de um bebê pode gerar muitos desconfortos. É por isso que é realmente importante que você colha todas as informações possíveis para ajudar o seu filho a passar de uma forma tranquila por essa fase.

Tudo o que você precisa saber sobre o nascimento do primeiro dente

Para ajudar você a lidar melhor com o nascimento dos dentes do seu filho, preparamos este manual esclarecendo as suas maiores dúvidas sobre o primeiro dente do bebê.

Quando surge o primeiro dente do bebê?

O primeiro dente costuma surgir na boca de um bebê quando ele tem entre quatro e sete meses de idade. Crianças com um desenvolvimento mais rápido podem ter o primeiro dente até nos três primeiros meses, enquanto os que possuem um desenvolvimento lento podem tê-lo só quando já estiverem completado um ano de idade.

Em alguns casos raríssimos, o primeiro dente já é visível no nascimento. É que, vale lembrar, que a formação dos dentes começa mesmo quando o bebê está na “barriga da mamãe”. Nessa fase, os pequenos dentinhos estão sendo desenvolvidos na gengiva da criança. Assim, poucos meses depois que o bebê nasce, os dentinhos já começam a emergir na boca.

A dentição de leite completa vai surgindo ao longo de alguns meses, geralmente nascendo nesta ordem: os dois incisivos inferiores centrais, em seguida, os dois incisivos centrais superiores. Então, finalmente surgem os dentes das laterias e “fundo da boca” (incisivos laterais, caninos, primeiros molares e segundos molares). A maioria das crianças terá a dentição primária completa até os três anos.

Os primeiros dentes podem surgir aos poucos (um de cada vez), ou vários ao mesmo tempo. Nem sempre eles vêm alinhados, mas geralmente eles se ajeitam com o passar do tempo. Mesmo assim, ressaltamos que ainda que a boca do seu bebê não tenha nenhum dentinho, é importante começar a planejar seus cuidados dentários. A visita a um odontopediatra nessa fase ajudará você a esclarecer as dúvidas, e acostumar o bom hábito em você e em seu filho.


Como saber se o primeiro dente do bebê está nascendo?

Ali por volta dos 3 meses de idade, os bebês tendem a explorar o mundo utilizando a boca. Com isso, a salivação e o hábito de colocar as mãos na boca aumenta muito. Observando essa atitude, muitos pais se perguntam se esse é o sinal de que o primeiro deste está surgindo.

Na verdade, é importante entender que nem todos os bebês apresentam sinais de que possuem novos dentes surgindo na boca. No entanto, alguns podem sentir alguns sintomas de desconforto:

  • Febrícula
  • Irritabilidade
  • Diarreia
  • Salivação excessiva
  • Gengiva inchada e sensível
  • Hábito de mastigar
  • Recusa a refeições
  • Problemas para dormir

A febrícula, a diarreia e os outros sintomas também podem mascarar outros problemas não associados ao nascimento dos dentes. Para não ter dúvidas, é importante consultar um pediatra ou odontopediatra para investigar com certeza a raiz do desconforto da criança.

O que fazer para amenizar os sintomas?

Não é nada fácil ver o próprio filho sofrendo com o desconforto do nascimento dos dentes. Felizmente, algumas atitudes podem ajudar nessa fase:

  • A primeira atitude é dar ao seu bebê algo seguro para morder, como um mordedor ou um pano gelado. Existem
    mordedores com água dentro, que podem ser colocados na geladeira e são mais eficientes no alívio do desconforto. Pode-se
    também colocar algum legume ou fruta na geladeira para que o bebê morda depois.
  • Se a criança já se alimenta de sólidos, o desconforto também pode ser amenizado com comidas geladas. Uma boa dica é fazer
    picolé de leite materno e dar para a criança morder.
  • Se as dicas não ajudarem o seu filho, ou se um dos sintomas for febre, visite o seu pediatra para que ele verifique a possibilidade de outras enfermidades envolvidas.

Agora que você sabe os pontos principais sobre o surgimento de dentes em um bebê, é hora de agendar a sua consulta ao odontopediatra!

Procurando um especialista para auxiliar nos cuidados bucais do seu filho? Entre em contato com a gente! Nós vamos ficar muito felizes em atender você.

Se tem alguma dúvida, pode deixar o seu comentário ou  agende sua consulta!

0 Flares Facebook 0 Email -- 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *