Saiba tudo sobre cárie precoce da infância

novembro 1, 2017 por Vitaclass0
Saiba-tudo-sobre-cárie-precoce-da-infância-blog-vitaclass-1200x675.png

Você se preocupa com a saúde dos dentes de leite do seu filho? Por mais que sejam temporários, eles devem passar por cuidados para evitar problemas. Entre eles, a cárie precoce da infância, que já foi conhecida também como cárie de mamadeira.

Neste post, você vai saber o que é essa condição, como ela aparece e como você pode evitá-la.

O que é a cárie precoce da infância

A cárie precoce da infância é um tipo de cárie mais severo, pois se desenvolve rapidamente, e aparece principalmente nos dentes da frente de bebês e crianças em idade bem precoce. Ela geralmente ocorre por conta da presença de açúcares presentes nos líquidos que os responsáveis normalmente colocam na mamadeira para alimentar a criança, principalmente durante o sono.

Esta cárie é agressiva e começa com manchas esbranquiçadas, avançando rapidamente para cavidades e podendo causar a fratura dos dentes de leite por estarem cada vez mais enfraquecidos. Tudo isso pode acontecer antes ou por volta de um ano de vida, e embora ainda se pense que os dentes de leite são temporários e não haveria problema em perdê-los, ao contrário, muitos serão os prejuízos por conta deste acontecimento ser tão precoce.

As crianças precisam dos dentes de leite para mastigar, falar, sorrir e garantir o espaço adequado para a vinda da próxima dentição, pois com a perda precoce os dentes vizinhos poderão migrar para o espaço e dificultar a vinda do dente permanente. Ainda, é possível que outros problemas ocorram na dentição de leite, como dores e outras infecções.

Como a cárie precoce da infância pode surgir

Muitos fatores podem causar a cárie precoce da infância. Um dos principais é a presença de líquidos açucarados na alimentação da criança.

O hábito de alimentar o bebê durante a madrugada, por exemplo, apresenta alto risco, isso acontece porque enquanto dormimos nosso fluxo de saliva diminui. Com ele, nossa proteção também fica mais rara, abrindo espaço para bactérias. Além disso, o movimento dos lábios, línguas e bochechas, que ajudam na autolimpeza dos dentes, durante o sono praticamente não ocorrerá.

Quanto mais tempo este hábito inadequado ocorrer, maior a chance de desenvolver a cárie desta forma agressiva.

A boa notícia é que a cárie precoce da infância pode ser prevenida com bons hábitos de higiene bucal e alimentação.

Como prevenir a cárie precoce da infância

Existem várias atitudes que você pode tomar para evitar que a cárie precoce da infância apareça e prejudique os dentes do seu filho ou da sua filha.

Vamos a alguns deles:

  1. Quando os dentes aparecerem, escove-os gentilmente com uma escova de dentes tamanho infantil e pasta de dente fluoretada
  2. Coloque apenas fórmula e leite na mamadeira. Evite colocar líquidos doces, como sucos ou água com açúcar, ou adicionar farinhas ao leite (elas contém açúcar)
  3. Garanta que a criança termine a mamadeira da noite antes de dormir e faça a higiene bucal
  4. Não deixe que a criança durma com a mamadeira na boca
  5. Não mergulhe chupetas no açúcar ou mel
  6. Assim que possível, encoraje a criança a beber do copo (de preferência antes do primeiro aniversário)
  7. Pratique bons hábitos alimentares
  8. Comece a utilizar o fio dental assim que o houverem contato entre os dentes vizinhos
  9. Programe consultas regulares ao odontopediatra. A primeira deve acontecer em torno dos seis meses, de preferência ainda no primeiro ano de vida, mesmo se não tiver aparecido dentes
  10. Faça o possível para evitar o açúcar em todas as idades
  11. Se seu filho ou sua filha já acostumou a tomar a mamadeira com aditivos açucarados, não se
    dê por vencido. Nunca é tarde para quebrar hábitos ruins e mudá-los pode fazer toda a diferença na vida adulta.

Uma dica para virar o jogo é gradualmente eliminar os líquidos açucarados, substituindo-os por água, durante 2 ou 3 semanas. Assim que o período acabar, encha apenas com água.

Viu só? É possível proteger sua criança da cárie precoce da infância. Não deixe de fazer sempre consultas com dentistas especializados em cuidar de crianças.

Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco!


Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Logo vitaclass - branco

Projetada para oferecer atendimento em diversas áreas da saúde, baseado nos princípios de excelência científica, técnica e ética.

Temos uma equipe de profissionais especializados pronta para te atender nas áreas de Odontologia, Psicologia e Fonoaudiologia.

Newsletter

Contato e endereço

Florianópolis/SC
Santa Mônica
Rua Eurico Hosterno, 300
CEP: 88035-400

Telefone: (48) 3024-2929
WhatsApp: (48) 99696-2233
E-mail: vitaclass@vitaclass.com.br

Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido por