Tipos de Clareamento Dental

agosto 11, 2021 por Vitaclass0
sorriso-branco-1-scaled-1.jpg

Já falamos anteriormente que é preciso passar por uma revisão criteriosa do estado de saúde bucal antes de iniciar o clareamento e, naturalmente, ser acompanhado por um profissional qualificado durante todo o tratamento.

Existem basicamente duas técnicas que podem ser selecionadas para clarear os dentes vitais (aqueles que não possuem tratamento de canal): o clareamento caseiro e o clareamento de consultório. Muitas vezes é possível também associar estas duas técnicas. Além do clareamento para dentes vitais, é possível clarear dentes submetidos ao tratamento de canal e que ficaram escurecidos.

Revisando as técnicas de clareamento para dentes vitais, no clareamento caseiro o dentista faz uma moldagem das arcadas dentárias do paciente e confecciona uma placa personalizada de acetato. É nesta placa que diariamente será colocada uma pequena quantidade de gel clareador e o paciente fará uso da mesma por um tempo que varia de 30 minutos a 2 horas (de acordo com as orientações do profissional). No início, a técnica caseira preconizava o uso durante o sono, mas hoje já foi definido que não é necessário o uso por tantas horas, pois a liberação do oxigênio (agente responsável pela degradação dos pigmentos nos dentes) após 4h é praticamente inexistente. A cada semana ou a cada quinze dias o paciente passará por consultas de avaliação para acompanhamento e ajustes de acordo com a evolução do tratamento. O tratamento completo durará em média 30 dias.

No clareamento de consultório, o gel clareador é aplicado pelo dentista e apresenta concentração mais elevada que aquela empregada no clareamento caseiro. Na sessão de consultório o dentista protegerá lábios, língua e gengiva durante a aplicação do gel e esta sessão dura aproximadamente 1h. É importante ressaltar que são necessárias de 4 a 5 sessões para ser atingido o máximo de branqueamento dos dentes, portanto, mesmo que numa sessão já seja percebido o clareamento é interessante a realização de todas as sessões para que haja maior estabilidade do resultado obtido.

Na técnica de consultório o gel selecionado poderá ser ativado por algum tipo de luz (LED ou laser), apesar de que pesquisas científicas demonstram não haver diferenças significativas nos resultados finais de branqueamento quando o gel é ativado por algum tipo de energia luminosa. Nestas pesquisas, os autores até alertam para o fato
de que pode haver aquecimento dos dentes ao empregar luz, o que pode ser danoso à polpa (tecido vascular e nervoso dos dentes).

Com relação ao resultado final obtido não são observadas diferenças entre as técnicas de clareamento que descrevi aqui. Assim, o dentista definirá a técnica de acordo com as particularidades de cada caso e o perfil do paciente.

No caso dos dentes escurecidos por tratamento de canal, primeiramente o dentista fará uma radiografia para verificar as condições deste tratamento de canal. Ao verificar boas condições do tratamento, duas técnicas poderão ser empregadas: o clareamento interno ou o externo.

No caso do clareamento interno, o acesso por onde foi realizado o tratamento de canal será novamente aberto para colocação do gel clareador internamente no dente por algumas sessões (04 a 05, geralmente). No caso do clareamento externo, o gel clareador é aplicado externamente sobre o dente escurecido também por 04 a 05 sessões.

É importante ressaltar que o resultado final será mais positivo nos casos de escurecimentos mais brandos ou nos casos em que o tratamento de canal não é tão antigo, apesar de que o resultado final não é tão previsível assim. Outra consideração importante nestes casos é que, assim como para o clareamento de dentes vitais, o clareamento dos dentes tratados por canal também não é definitivo. De tempos em tempos será necessário o reclareamento deste dente.

Em alguns casos, não é indicado fazer o clareamento dos dentes tratados por canal porque há restaurações muito extensas ou quando há o risco da ocorrência de reabsorções dos dentes. Apenas um dentista poderá avaliar cada caso e saber se é possível ou não executar a técnica.

É importante você pesquisar e agendar consultas com dentistas antes de realizar o procedimento. Converse com o profissional e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Aqui na VitaClass Clínica temos profissionais especializados prontos para lhe atender. Entre em contato e saiba mais.

Se você gostou do nosso artigo sobre tipos de clareamento, não deixe de enviar para um amigo que também precisa saber mais sobre o assunto. E compartilhe também em suas redes sociais. Nos vemos em breve!


Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Logo vitaclass - branco

Projetada para oferecer atendimento em diversas áreas da saúde, baseado nos princípios de excelência científica, técnica e ética.

Temos uma equipe de profissionais especializados pronta para te atender nas áreas de Odontologia, Psicologia e Fonoaudiologia.

Newsletter

Contato e endereço

Florianópolis/SC
Santa Mônica
Rua Eurico Hosterno, 300
CEP: 88035-400

Telefone: (48) 3024-2929
WhatsApp: (48) 99696-2233
E-mail: vitaclass@vitaclass.com.br

Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido por