DTM – Disfunção da Articulação TemporoMandibular

Antes de falar sobre a DTM, é preciso entender que parte do rosto ela afeta – a Articulação Temporomandibular (ATM). “É o nome da articulação que fica próxima ao ouvido, bilateral, que liga conecta o osso temporal à mandíbula”, explica o Dr. Diego. “Além de ossos, esta articulação é composta de ligamentos, menisco e musculatura.” A ATM comanda todos os movimentos da mandíbula – também chamada de maxilar inferior – incluindo comer, falar e mastigar. Por isso, mesmo sendo pequena, ela é uma das partes mais complexas do corpo humano.
Leia também: Sedação em Odontologia
Dores de cabeça, nos músculos da face, principalmente nos músculos da mastigação, diminuição da amplitude dos movimentos da mandíbula, episódios de “travamento”, desvios e ruídos nas articulações temporomandibulares, são manifestações comuns nos casos de DTM – disfunção temporomandibular.
Por tratar-se normalmente de um problema que apresenta mais de uma causa, ou várias, é necessário que haja uma equipe atuando de forma interdisciplinar. Equipe essa composta por dentista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, médico e psicólogo.
Leia também: DTM tem cura? Saiba o que é a Disfunção Temporomandibular (DTM)
O Fonoaudiólogo especialista em Motricidade Orofacial é o profissional responsável por identificar e tratar o distúrbio miofuncional orofacial, definindo estratégias terapêuticas para recuperação dos movimentos mandibulares, postura da mandíbula, dos lábios e da língua e para a reabilitação das funções orofaciais, como a mastigação, a deglutição e a fala.
Para saber mais, continue por aqui em nosso blog. Lembrando sempre que temos uma equipe especializada para cuidar de você aqui na VitaClass Clínica. Até mais!