Língua Presa ou Anquiloglossia: saiba mais aqui.

novembro 1, 2021 por Vitaclass0
lingua-presa-1200x800.jpg

O frênulo lingual (freio da língua) é uma pequena prega de membrana mucosa que conecta a língua ao assoalho da boca. A anquiloglossia, que é a famosa língua presa, ocorre quando o frênulo lingual está alterado, restringindo os movimentos da língua.

A anquiloglossia PODE causar prejuízos:
⁃ Na amamentação – dificuldade na pega, redução na sustentação causada por cansaço decorrente do esforço para extração do leite, dificuldade para ganhar peso, dor referida pela mãe, desmame precoce.

⁃ Na mastigação
Desde a introdução dos sólidos na fase de transição alimentar. Durante a mastigação é necessário movimento de lateralização da língua, que pode estar comprometido nesses casos.

Leia também: Os traumas de face podem prejudicar as funções orofaciais?

⁃ Na deglutição 
A deglutição fisiológica requer elevação e “pressão” da parte anterior da língua sobre a parte anterior do céu da boca. A elevação comumente está impossibilitada na anquiloglossia e esta função se adapta, normalmente desfavoravelmente, até mesmo interferindo no posicionamento dentário.

⁃ Na fala
Adaptações e distorções, bem como imprecisão articulatória, podem acontecer quando há limitação na movimentação da língua, além da famosa e mais conhecida língua presa ( distorção no som do [r] como em palavras “barata ou prato”).

Leia também: Grávidas podem fazer clareamento dental?

⁃ Na respiração
A posição baixa de repouso lingual pode levar ao rebaixamento mandibular e resultar em respiração oral viciosa, sem causa obstrutiva.

⁃ Na mobilidade lingual
E algumas dificuldades surgem na adolescência, quando começam os relacionamentos mais íntimos.

Importante avaliar com profissional experiente e capacitado para detectar as interferências funcionais e a alteração estrutural. A avaliação funcional é de competência do fonoaudiólogo. Nem todos os casos têm diagnóstico simples!

A cirurgia para liberação do frênulo pode ser realizada ao nascimento, mas nos casos em que não foi indicada e é necessário, geralmente o odontopediatra, o cirurgião bucomaxilofacial ou otorrinolaringologista experiente realizam posteriormente. Importante lembrar que quanto mais cedo o procedimento for realizado, melhor.

Para maiores dúvidas sobre língua presa, não deixe de entrar em contato com a Clínica VitaClass


Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Logo vitaclass - branco

Projetada para oferecer atendimento em diversas áreas da saúde, baseado nos princípios de excelência científica, técnica e ética.

Temos uma equipe de profissionais especializados pronta para te atender nas áreas de Odontologia, Psicologia e Fonoaudiologia.

Newsletter

Contato e endereço

Florianópolis/SC
Santa Mônica
Rua Eurico Hosterno, 300
CEP: 88035-400

Telefone: (48) 3024-2929
WhatsApp: (48) 99696-2233
E-mail: vitaclass@vitaclass.com.br

Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido por