Alinhadores Invisíveis: Saiba mais sobre o Invisalign

fevereiro 7, 2022 por Vitaclass0
31-01_vitaclass_clinica_01.jpg

Você há de concordar que todo mundo deseja exibir dentes bonitos, brancos e saudáveis. Isso porque um sorriso embeleza o rosto, e até tem o poder de fazer com que uma pessoa pareça mais bonita, simpática e convidativa. É por isso que quando o sorriso tem problemas de alinhamento, ele pode influenciar diretamente na autoestima de uma pessoa. Dentes “tortos” podem influenciar na vida social e psicológica de uma pessoa, fazendo com que ela se sinta insegura na hora de falar, dar risadas, ou mesmo de mastigar. E apesar destes e outros tantos efeitos negativos dos dentes mal alinhados, muitos acabam deixando de procurar tratamentos ortodônticos por temerem os aparelhos de metal tradicionais. De fato, mesmo que ao final do tratamento, o aparelho deixe o sorriso muito mais bonito, há vários motivos que fazem com que qualquer paciente pense duas vezes antes de adotar o “sorriso de metal”: ele pode causar irritação, limitar a dieta e também afetar a estética. Felizmente, já existe uma alternativa moderna ao tratamento com aparelhos de metal: o Invisalign. Além de ser virtualmente invisível, o Invisalign é uma tecnologia feita de um plástico termo biocompatível feito de maneira personalizada para a boca do paciente. Isso faz com que, ao olhar leigo, se torne quase impossível notar que se está usando aparelho. Em outras palavras, o Invisalign pode ajudar você a obter um belo sorriso, de maneira discreta.

O que é o Invisalign?

O Invisalign é um tratamento ortodôntico alternativo àquele feito com o uso de aparelhos de metal tradicionais. Ele é capaz de realinhar os dentes para a posição correta com o uso de um placa de plástico termo biocompatível virtualmente invisível. Essa placa alinhador é capaz de aplicar determinada pressão nos dentes para que eles se movam gentilmente para a posição correta ao longo de algumas semanas. Durante o tratamento, o paciente usará uma série de placas diferentes, trocando o alinhador a cada 10 ou 15 dias. Cada placa é feita para que a dentição fique um pouco mais alinhada do que a placa anterior, até que todos os dentes estejam em sua posição correta.

Como saber se você pode usar Invisalign?

A única maneira de afirmar com certeza se o Invisalign é um bom tratamento para você fazendo uma visita ao consultório de um ortodontista credenciado. Um profissional experiente fará uma série de exames para determinar qual é o problema enfrentado em sua boca, e qual é a melhor solução para tratá-lo. Para o correto diagnóstico, o ortodontista fará uma série de exames, envolvendo raio-x, fotografias, avaliação do histórico da saúde bucal e histórico físico. Assim, ele vai personalizar o tratamento de acordo com o seu caso, traçando o percurso e a evolução do alinhamento do seu sorriso ao longo de determinado período de tempo.

Qualquer pessoa pode usar o Invisalign?

O Invisalign pode tratar qualquer problema ortodôntico, até mesmo casos cirúrgicos podem ser tratados com Invisalign. É simplesmente um aparelho diferente, mas funciona faz todos os movimentos que o tratamento com brackets faz, com a vantagem de ser removível, transparente e mais rápido.

Para citar alguns problemas facilmente resolvidos com Invisalign:

Diastemas: Diastemas são aqueles espaços entre um dente e outro. Entre as causas para esse problema estão o crescimento anormal do maxilar ou mandíbula, ou a perda de dentes (os demais podem se deslocar para preencher o espaço dos que faltam, deixando lacunas). O tecido da gengiva exposto em um diastema fica desprotegido podendo desenvolver problemas periodontais.

Sobremordida: Os dentes superiores cobrem os inferiores. Essa condição pode gerar vários outros problemas bucais, como gengivites, irritação, desgaste dos dentes e problemas nos maxilares.

Prognatismo ou Mordida Cruzada Inferior: Quando os dentes inferiores são mais salientes por conta de um desenvolvimento ósseo anormal ou a falta de dentes na arcada dentária superior. A condição pode fazer com que os dentes frontais ou molares não desempenhem a sua função corretamente, levando a um desgaste prematuro e aumentando potencialmente os problemas mandibulares / articulares.

Mordida aberta: quando alguns dentes superiores não entram em contato com os inferiores, o que pode tornar a mastigação difícil ou prejudicar a fala  e outros problemas. Entre as causas deste problema estão o crescimento anormal da mandíbula ou maxila ou o hábito de chupar o polegar ou chupeta.

Apinhamento: a mandíbula ou maxilar não tem espaço suficiente para acomodar todos os seus dentes, fazendo com que os dentes fiquem aglomerados. Se o paciente não buscar tratamento, o problema só piora, levando a um desalinhamento mais grave, recessões gengivais, acúmulo de placa, cárie dentária e,potencialmente, gengivites.

Todos esses diagnósticos não afetam apenas a estética do sorriso de uma pessoa, mas também podem levar a outros problemas de saúde bucal e aumentar o risco de cáries, gengivites e a perda de dentes. Uma mordida desalinhada pode aumentar o desgaste do esmalte dos dentes, afetar a fala e até a capacidade de mastigação. Por isso tenha em mente que, não importa a sua idade, todos esses problemas podem ser solucionados com o uso de Invisalign.

Como é o tratamento com Invisalign?

Tudo começa com uma consulta inicial, na qual o ortodontista irá fazer uma avaliação de face, sorriso e oclusão. Fará o escaneamento de sua boca com um Scanner intraoral super moderno (que dará imagens 3D) e já fará uma simulação do seu tratamento em poucos segundos. Você aprenderá sobre as vantagens odontológicas de um tratamento com Invisalign e avaliará se o tratamento com Invisalign é financeiramente viável para você. O seu ortodontista discutirá com você todas as vantagens ou desvantagens para o seu caso, e solicitará uma série de exames para entender a sua condição bucal.

Após o recebimentos dos exames, tudo será encaminhado para o sistema da Invisalign e em poucos dias o Invisalign Doctor lhe mostrará um plano de tratamento por meio de um programa de computador que fará a simulação dos movimentos de seus dentes. Nesse momento, já é possível estimar os períodos de cada fase do tratamento e apresentar uma previsão de como o seu sorriso vai parecer.

Após aprovação do tratamento pelo paciente e profissional, os alinhadores são então confeccionados nos Estados Unidos  e chegará ao consultório em torno de 20 a 30 dias. E assim o tratamento começa.

No tratamento com o Invisalign, você usa placas alinhadoras no período de 22 horas por dia, inclusive enquanto dorme. O aparelho é retirado apenas na hora da limpeza e da alimentação.

Vale mencionar que a cada fase do tratamento, você levará cerca de um ou dois dias para se acostumar com a placa; e algumas pessoas têm dificuldades em falar nas primeiras horas, no entanto, a língua ajusta-se rapidamente aos alinhadores. Você precisará visitar seu dentista a cada quatro ou oito semanas para acompanhar o progresso do tratamento , receber novos alinhadores e orientações.

A melhor parte é que durante todo o período, quase ninguém vai perceber que você está alinhando o seu dente, já que o Invisalign é praticamente invisível. Então, ao final de determinado período, você simplesmente vai aparecer com dentes mais saudáveis e autoestima restaurada. E como o aparelho é removível, não há restrições quanto a comida ou bebida. No entanto, vale ressaltar que são colados attachments (resinas da cor dos dentes)  que são colocados em alguns dentes (para ajudar nos movimentos e ajudar na retenção) podem manchar eventualmente. Aliás, durante o tratamento, a limpeza dos alinhadores também é muito importante para sua saúde geral e oral, mas é facilmente realizada com escova e pasta de dentes.

Leia também: https://www.vitaclass.com.br/2021/02/22/sedacao-em-odontologia/


Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Logo vitaclass - branco

Projetada para oferecer atendimento em diversas áreas da saúde, baseado nos princípios de excelência científica, técnica e ética.

Temos uma equipe de profissionais especializados pronta para te atender nas áreas de Odontologia, Psicologia e Fonoaudiologia.

Newsletter

Contato e endereço

Florianópolis/SC
Santa Mônica
Rua Eurico Hosterno, 300
CEP: 88035-400

Telefone: (48) 3024-2929
WhatsApp: (48) 99696-2233
E-mail: vitaclass@vitaclass.com.br

Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido por