Nesta época do ano acontecem estas famosas festas que vem sempre regadas a muita música, diversão e guloseimas. Delícias como canjica, paçoca, pé de moleque, quentão, puxa-puxa, maçã do amor e refrigerantes fazem parte do cardápio das festas e, apesar de saborosos, deve-se consumir com moderação, pois o excesso de açúcar, a consistência e a textura destes alimentos podem trazer prejuízos à saúde bucal.
Para aproveitar as festas sem ter prejuízo é importante ter alguns cuidados:
O açúcar é o principal alimento para as bactérias que vivem na boca, havendo alteração do pH e desmineralização do esmalte dentário. Por este motivo, é indicado sempre realizar a escovação após ingerir doces e, neste caso, com muito mais atenção, evitando ao máximo dormir sem escovar os dentes. Ao realizar a escovação, há elevação do pH, além da incorporação de flúor presente no creme dental.
Alimentos pegajosos, como maçã do amor, pé de moleque, rapadura, balas, entre outros, merecem cuidado especial, pois devido à sua consistência, o açúcar fica aderido ao dente por mais tempo. Além disso, pode trazer prejuízos tais como fraturas e/ou quebras para quem usa aparelhos ortodônticos, possui restaurações ou próteses dentárias.
Atenção especial necessita ser dada às crianças que geralmente consomem doces em maior quantidade e frequência. Na maioria das vezes, os pequenos ainda precisam de supervisão para realizar, de maneira adequada, a higiene bucal, evitando deixar a criança dormir sem escovar seus dentes.
Beber água durante as comemorações pode ajudar na diminuição do índice de açúcar na cavidade oral, melhorando o fluxo salivar.
Sorria, brinque, dance, curta as festas de São João, não exagere nos doces e faça uma boa higiene bucal!!
Lembre-se que Grandes Sorrisos Marcam!!
Comentarios