top of page
  • Foto do escritorVitaclass

Língua Presa ou Anquiloglossia: saiba mais aqui.

O frênulo lingual (freio da língua) é uma pequena prega de membrana mucosa que conecta a língua ao assoalho da boca. A anquiloglossia, que é a famosa língua presa, ocorre quando o frênulo lingual está alterado, restringindo os movimentos da língua.

A anquiloglossia PODE causar prejuízos: ⁃ Na amamentação – dificuldade na pega, redução na sustentação causada por cansaço decorrente do esforço para extração do leite, dificuldade para ganhar peso, dor referida pela mãe, desmame precoce.

⁃ Na mastigação Desde a introdução dos sólidos na fase de transição alimentar. Durante a mastigação é necessário movimento de lateralização da língua, que pode estar comprometido nesses casos.


⁃ Na deglutição A deglutição fisiológica requer elevação e “pressão” da parte anterior da língua sobre a parte anterior do céu da boca. A elevação comumente está impossibilitada na anquiloglossia e esta função se adapta, normalmente desfavoravelmente, até mesmo interferindo no posicionamento dentário.

⁃ Na fala Adaptações e distorções, bem como imprecisão articulatória, podem acontecer quando há limitação na movimentação da língua, além da famosa e mais conhecida língua presa ( distorção no som do [r] como em palavras “barata ou prato”). ⁃ Na respiração A posição baixa de repouso lingual pode levar ao rebaixamento mandibular e resultar em respiração oral viciosa, sem causa obstrutiva.

⁃ Na mobilidade lingual E algumas dificuldades surgem na adolescência, quando começam os relacionamentos mais íntimos.

Importante avaliar com profissional experiente e capacitado para detectar as interferências funcionais e a alteração estrutural. A avaliação funcional é de competência do fonoaudiólogo. Nem todos os casos têm diagnóstico simples!

A cirurgia para liberação do frênulo pode ser realizada ao nascimento, mas nos casos em que não foi indicada e é necessário, geralmente o odontopediatra, o cirurgião bucomaxilofacial ou otorrinolaringologista experiente realizam posteriormente. Importante lembrar que quanto mais cedo o procedimento for realizado, melhor.

Para maiores dúvidas sobre língua presa, não deixe de entrar em contato com a Clínica VitaClass

Comments


bottom of page