top of page
WhatsApp Clínica Vitaclass

Odontologia do sono: o que é e como pode ajudar você a dormir melhor

  • Foto do escritor: Vitaclass
    Vitaclass
  • 7 de mai.
  • 2 min de leitura

A má qualidade do sono é um problema comum que afeta milhões de pessoas e, muitas vezes, suas causas passam despercebidas. A odontologia do sono surge como uma área importantíssima na solução dos transtornos do sono, desenvolvendo um trabalho completo em parceria com outros profissionais da saúde a fim de transformar a qualidade do seu sono. O dentista do sono atua na identificação e diagnóstico dos transtornos do sono e desempenha um papel importante no tratamento da apneia obstrutiva leve a moderada. 

Ao abordar de forma apropriada os distúrbios do sono, os dentistas do sono ajudam não apenas a melhorar a qualidade do sono, mas também a otimizar a saúde do paciente em geral. 


O que é odontologia do sono?

A odontologia do sono é uma área relativamente nova, mas com impacto significativo na qualidade de vida das pessoas. Ela se dedica a estudar, diagnosticar e tratar distúrbios do sono em parceria com outras especialidades da área da saúde. 

Entre os principais problemas abordados pela odontologia do sono estão a apneia obstrutiva do sono, condição que afeta ⅓ da população. A atuação do dentista é multidisciplinar, trabalhando em conjunto com outros profissionais da saúde, como médicos, psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas para oferecer um tratamento completo e realmente eficaz.

Os dentistas do sono estão capacitados para reconhecer os sinais de distúrbios do sono por meio da aplicação de questionários específicos que pontuam, por meio de escores, uma indicação para a presença ou não de algum distúrbio do sono, além da solicitação ou realização de exames específicos que colaborem no fechamento do diagnóstico. A partir daí, poderá estabelecer planos de tratamento personalizados. O tratamento dos distúrbios do sono pelo dentista é realizado pela indicação e confecção de dispositivos intra orais que ajudam a manter a passagem de ar pelas vias aéreas livres durante o sono. 


Médico do sono ou odontologista do sono?

O médico do sono é um profissional formado em medicina, geralmente com especialização em áreas como neurologia, pneumologia, otorrinolaringologia ou psiquiatria, e depois com uma subespecialização ou título em Medicina do Sono. Ele diagnostica e trata uma ampla variedade de distúrbios do sono, como apneia obstrutiva do sono, insônia, narcolepsia, síndrome das pernas inquietas, parassonias (como sonambulismo e terrores noturnos), e os distúrbios do ritmo circadiano. É o médico do sono que pode solicitar exames como a polissonografia, interpretar os resultados e prescrever tratamentos que vão desde mudanças no estilo de vida até medicações, CPAP ou terapias comportamentais.

Já o dentista do sono é um cirurgião-dentista com formação complementar em Odontologia do Sono. Ele atua principalmente nos casos de apneia obstrutiva do sono leve a moderada e no tratamento do ronco, oferecendo soluções como os aparelhos intraorais – dispositivos que posicionam a mandíbula durante o sono, ajudando a manter as vias aéreas abertas.

Apesar de funções distintas, médico e dentista do sono atuam de forma integrada. O médico avalia e orienta o tratamento ideal, enquanto o dentista contribui com abordagens específicas, especialmente nos casos em que o uso dos aparelhos intra orais pode trazer bons resultados. 

Se você sente que não está descansando bem, ronca muito, acorda cansado ou tem dificuldade para manter o sono, vale a pena procurar orientação profissional!

Kommentare


bottom of page