Muitos pais têm dúvidas quanto à idade ideal para levar seus filhos ao dentista pela primeira vez. Antes de mais nada, devemos lembrar a importância que o pré-natal odontológico tem para a gestante e seu futuro bebê. Na gestação, ocorrem alterações hormonais que podem ser responsáveis por mudanças na gengiva da mulher, como a Gengivite. Além disso, muitas gestantes sofrem com náuseas e episódios de vômito frequentes, o que pode deixar o meio bucal mais ácido e afetar o esmalte dos dentes.
Estes já seriam motivos suficientes para as gestantes realizarem um acompanhamento com um dentista, mas o Odontopediatra oferece muito mais nesta consulta especializada. Informações relativas à cavidade bucal do bebê serão passadas para a futura mamãe, tais como a higiene antes do aparecimento dos primeiros dentes, os benefícios do aleitamento materno para o desenvolvimento facial da criança, os bicos de mamadeira e chupeta menos prejudiciais para a arcada, entre outros tópicos essenciais nos primeiros meses de vida do bebê.
A próxima consulta deve ocorrer assim que os primeiros dentinhos derem sinal da sua erupção na boca do bebê. Nesta consulta, o Odontopediatra orientará os pais em relação à higiene dos novos dentes – utilização de creme dental com Flúor ou não, tipo de escova e uso de fio-dental. Além disso, dicas importantes de como aliviar o incômodo do nascimento dos dentinhos serão dadas. Caso apareçam lesões na cavidade oral do bebê ou dentes natais (presentes já no nascimento, ou até o primeiro mês de vida), a consulta pode ser realizada antes mesmo que os primeiros dentes nasçam.
E você, já levou seu filho ao Odontopediatra? Entre na nossa página e conheça os nossos profissionais!
Comments