A Dentística é a especialidade da Odontologia responsável pela prevenção e tratamento das lesões (cariosas e não cariosas) que acometem os tecidos duros dentários (esmalte e dentina).
O objetivo desta especialidade é devolver a forma, a estética e a função aos dentes, ou seja, o dentista especialista em Dentística é responsável pela reabilitação de dentes que apresentam alterações morfológicas (forma), estéticas e funcionais.
Atualmente, a Dentística tem se destacado especialmente pelos tratamentos estéticos, incluindo procedimentos como:
Clareamento dental
Existem, basicamente, duas técnicas de clareamento dental: a caseira e a de consultório, incluindo variações do tipo de agente clareador utilizado e protocolos de uso. O clareamento permite que haja uma variação de tons dos dentes para mais claro, além de promover luminosidade aos mesmos. Em qualquer técnica, é fundamental uma avaliação inicial para garantir que há indicação para realização do tratamento.
Microabrasão do esmalte
Existem algumas manchas que acometem a superfície do esmalte dentário, comprometendo a estética. Em muitos casos, é possível a remoção destas manchas, total ou parcialmente, a partir da utilização de pastas contendo um agente ácido associado a um agente abrasivo. Assim, a técnica da microabrasão do esmalte pode devolver a estética do sorriso sem o desgaste dos dentes.
Macroabrasão do esmalte
Muitas vezes, as manchas que acometem a superfície do esmalte dentário não podem ser removidas por meio da microabrasão do esmalte (descrita acima). Nestas situações, é possível recorrer à macroabrasão do esmalte. Nesta técnica, o dentista fará a remoção superficial destas manchas com instrumentos específicos (que promovem menor desgaste) para, em seguida, haver a cobertura da área com uma restauração de resina composta
Restaurações com resina composta
As resinas compostas são materiais restauradores que simulam as propriedades de cor dos dentes. Sendo assim, é possível executar os mais variados tipos de restaurações que se confundem com os dentes naturais, ou seja, tornam-se imperceptíveis.
Fechamento de diastemas ou transformações anatômicas
Em determinadas situações pode haver a presença de espaços entre os dentes (diastemas) ou a presença de dentes com anomalias de forma e tamanho, comprometendo a estética e a função do sorriso. Muitas vezes, estes diastemas ou anomalias dentárias podem ser reabilitados com restaurações de resina composta aderidas (coladas) aos dentes, ou seja, não há o desgaste dos mesmos para realização da restauração.
Inlays, onlays, overlays
Algumas destruições dentárias são mais amplas, impedindo a realização de uma restauração diretamente na boca. Porém, estas destruições podem não ser tão extensas a ponto de ser necessária a realização de uma prótese fixa unitária. Nestes casos específicos é possível realizar restaurações do tipo inlay, onlay ou overlay, em que o remanescente de estrutura dentária é preservado. É realizada uma moldagem ou escaneamento e a restauração é confeccionada em um laboratório de prótese com resina composta ou cerâmica para ser aderida (colada) ao dente. Dessa forma, haverá melhor adaptação, maior resistência e longevidade quando comparadas às restaurações diretas simples
Facetas ou laminados A porção frontal dos dentes ou as faces dentárias visíveis no sorriso podem apresentar alterações de cor ou forma, ou ainda possuírem restaurações extensas que comprometem a função e a estética. Nestes casos, é possível realizar a cobertura desta face frontal dos dentes com as facetas. Estas facetas poderão ser confeccionadas com resina composta ou cerâmica, envolvendo maior quantidade de desgaste dos dentes, mínimo ou nenhum desgaste dos mesmos, como é o caso dos laminados ou facetas “lentes de contato”. O termo “lentes de contato” dentárias é uma forma de comparar a espessura destas facetas às lentes de contato oftalmológicas.
Se você está procurando dentista em Florianópolis, marque sua consulta aqui com a Vitaclass.
Commenti