Antes de saber se a DTM tem cura, é importante você conhecer um pouco mais sobre o assunto. A Disfunção Temporomandibular (DTM) é definida como distúrbios que envolvem os músculos da mastigação, a Articulação Temporomandibular (ATM) e estruturas associadas. Ela é relativamente comum na população, pelo menos de 37% á 68% das pessoas apresentam ao menos um sinal ou sintoma de DTM. Entretanto, verifica-se que a necessidade de tratamento na população adulta é estimada em 15%. Isso porque algumas pessoas apresentam sinais de DTM que podem ser considerados somente uma variação do estado normal, porém não são dolorosas.
Quais são as causas da DTM? A DTM é multifatorial, sendo assim não existe uma única causa para que ela aconteça. Existem fatores que podem desencadear, perpetuar e contribuir para que a dor e disfunção se apresente. Alguns desses fatores são: anatomia, trauma, hábitos como mastigar chicletes, roer unhas e etc., predisposição genética, doenças sistêmicas como fibromialgia, artrite e etc., genética, problemas psicológicos, e também o bruxismo/apertamento. Quer saber se a DTM tem cura? Continue lendo.
Será que má-oclusão ou dentes tortos causam DTM? Antigamente, acreditava-se que sinais e sintomas de DTM eram causados pela má posição dentária, hoje, os estudos mostram que o papel da má oclusão na DTM é muito pequena, mas isso não quer dizer que pacientes que tenham má-oclusão não devem tratá-la.
Um estudo com acompanhamento de pacientes durante vinte anos concluiu que problemas ortodônticos não são nem a causa nem a consequência de DTM/DOF. Sendo assim, aparelhos ortodônticos e/ou ortopédicos não são indicados para a prevenção e tratamento de DTM/DOF.
O que o paciente com DTM pode sentir? O paciente com DTM pode sentir desde uma dor na região da face e piora da dor com o ato de mastigar e deglutir, limitação ou travamento de movimentação da mandíbula, cansaço nos músculos da face dor irradiada para cabeça, ouvido, e dentes, ruídos articulares como estalos e barulho de areia perto do ouvido. Por isso muitas pessoas perguntam se DTM tem cura.
As crianças podem ter DTM?
Sim, crianças e adolescentes também podem desenvolver sinais e sintomas de DTM, porém é mais raro nessa faixa etária. Há estudos que mostram que 35% das crianças possuem pelo menos um sinal ou sintoma de DTM. As suas possíveis causas normalmente estão relacionadas a fatores psicológicos e sociais, traumas e hábitos como o bruxismo e apertamento (que é mais comum nas crianças do que em adultos), roer unhas, morder objetos, mascar chicletes e etc. O tratamento e controle da DTM em crianças normalmente é realizado por meio de procedimentos minimamente invasivos.
E finalmente, será que DTM tem cura? A verdade é que a maioria das DTM’s não tem cura, porém elas podem ser controladas e os sintomas tratados. O tratamento por um método conservador é na maioria dos casos o de primeira escolha, pois normalmente são suficientes para alcançar resultados positivos. Alguns deles são: uso de terapias manuais – exercícios de fisioterapia, orientações de hábitos e auto cuidado, modificação de comportamentos, placas oclusais, medicação, acupuntura, laserterapia, agulhamento e viscossuplementação.
Bruxismo e DTM/DOF são a mesma coisa? Apesar de muita gente achar que é a mesma coisa, não, bruxismo e DTM são coisas diferentes. Uma coisa é o movimento da mandíbula e outra coisa é DTM, que é o nome dado a uma condição clínica (doença). O bruxismo muitas vezes é visto como uma importante causa de DTM/DOF, embora isso não ocorra em todos os casos. Nem todo o paciente que tem bruxismo apresenta DTM/DOF e nem todo paciente com DTM/DOF tem bruxismo associado.
EXTRA: Agora que você sabe exatamente o que é DTM e que DTM tem cura, conheça também alguns mitos e verdades sobre Disfunção Temporomandibular:
É verdade que as mulheres, em geral, são mais afetadas?
Verdade! As mulheres em idade fértil são um dos grupos que estão mais sujeitos ao desenvolvimento da DTM. Mas vale ressaltar que o transtorno também atinge homens, crianças e mulheres de todas as idades. Inclusive, casos de DTM em adolescentes estão cada vez maiores.
O processo cirúrgico é a única solução para cura da DTM?
Como falamos anteriormente, é mito! A cirurgia é recomendada apenas nos casos mais graves da Disfunção Temporomandibular. Para ter um diagnóstico preciso, é indispensável procurar um especialista na área.
Um estilo de vida mais ajustado é um dos principais meios para combater a DTM?
Verdade! Como os fatores associados à DTM são hábitos parafuncionais ou resultado do estresse, manter um estilo de vida saudável é uma das melhores maneiras de prevenir o transtorno. Lembre-se sempre de corrigir a postura e inclua terapia e exercícios físicos na sua rotina. O bem-estar do corpo também é importante para um sorriso saudável.
Você tem mais alguma dúvida se DTM tem cura? Mande para gente e não esqueça de compartilhar o artigo nas redes sociais. Nos vemos em breve.
Comentarios